Grupo de Plastimodelismo de Campinas


REGULAMENTO DO 24º OPEN GPC DE PLASTIMODELISMO

English version

1. DATAS E HORÁRIOS

Inscrições e envio de fotos: de 01/07/2021 à 05/08/2019 até às 23:59h

Divulgação dos resultados: dia 15/08/2021 às 12:00h

2. CONTATO
E-mail: contato@grupogpc.com.br
Internet: https://www.grupogpc.com.br


3. DA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO

3.1. A COMISSÃO ORGANIZADORA
A Comissão Organizadora é o grupo de pessoas responsável pela organização e execução do 24º Open Virtual GPC de Plastimodelismo e é entidade soberana durante a realização do evento. Os Membros da Comissão Organizadora, cumulativamente às suas funções, poderão fazer parte da Comissão Julgadora.

3.2. A COMISSÃO JULGADORA

A Comissão Julgadora é o grupo de pessoas responsáveis pela avaliação e classificação dos modelos inscritos dentro de seus respectivos níveis, modalidades e categorias, conferindo-lhes prêmios de 1º, 2º e 3º lugares e Prêmio Específicos.

A Comissão Julgadora:
3.2.1. Será nomeada pela Comissão Organizadora do 24º Open Virtual GPC de Plastimodelismo.
3.2.2. Apesar de facultado a todos os modelistas participantes do evento de Plastimodelismo o direito de solicitar esclarecimentos quanto ao julgamento realizado, a decisão da Comissão Julgadora é soberana e não poderá ser questionada.

4. DO JULGAMENTO

4.1. OS CRITÉRIOS DE JULGAMENTO
A Comissão Julgadora adotará os critérios gerais praticados pela International Plastic Modelers Society (IPMS) como parâmetros de avaliação dos modelos inscritos.

4.1.1 Primeiramente serão observados itens como alinhamento, colagem, masseamento, lixamento, transparências, qualidade da pintura, decais, detalhamento, correções e/ou alterações. Adequação histórica, aspecto geral do modelo e criatividade serão considerados como critérios de desempate. Para os Dioramas, serão adicionalmente analisados a composição da cena do ponto de vista artístico e histórico, assim como a qualidade na execução, o realismo obtido e a criatividade do tema.
4.1.2 Recomenda-se que, para os modelos que apresentem composição muito diferente dos padrões históricos, sejam anexadas provas documentais (pesquisa) evitando, desta forma, equívocos no processo de julgamento e desclassificação injusta do modelo.

4.2. OS AGRUPAMENTOS: MODALIDADE, CATEGORIA
Para realização do julgamento os modelos são divididos em dois níveis de agrupamentos: modalidade e categoria.

4.2.1 MODALIDADE: A Modalidade engloba as características básicas de cada modelo, sendo elemento de agrupamento inicial, organização e divisão dos modelos inscritos no 24º Open Virtual GPC de Plastimodelismo. Consiste de suas características elementares e são em número de 7, conforme apresentado a seguir:


4.2.1.1.Autos (AT): Veículos automotores de uso civil para transporte de pessoas e/ou mercadorias e que se movam principalmente em meio terrestre. Nessa modalidade estão incluídos os automóveis de passeio, utilitários, de competição, motos, etc. Também são englobados nessa modalidade veículos que se movam sobre lagartas ou trilhos tais como tratores e trens. Veículos ficcionais ficam excluídos dessa modalidade, devendo ser incluídos em Ficção .(ver definição abaixo).


4.2.1.2.Aviação (AV): Veículos para fins civis ou militares que se sustentem no ar por meios próprios. Estão incluídos nessa modalidade, aviões de transporte, aviões de passageiros, aviões de combate, aviões experimentais, hovercrafts, balões, dirigíveis, bombas voadoras (ex.: V-1, Snark, Tomahawk) e etc. Ficam excluídos dessa categoria aeronaves que atuem acima da atmosfera (espaçonaves), mísseis e aeronaves ficcionais. Nesse caso devem ser incluídos em Ficção (ver definição abaixo).


4.2.1.3.Militaria (MI): Aparato militar de uso de tropas terrestres. Incluem-se nessa modalidade todo dispositivo de uso não pessoal e que possam ser fixados ou se locomover sobre o solo, tais como veículos de transporte de tropas, de combate, canhões e etc. Também são incluídos os mísseis desde que o veículo de transporte seja porção significativa do modelo (ex.: SCUD, Patriot etc).

4.2.1.4.Figuras (FG): Modelos que representem uma pessoa, vulto, entidade ou personalidade, seja essa real ou ficcional. Estão incluídos nessa modalidade, modelos que representem pessoas históricas ou não, ficcionais ou reais, personagens, animais, pessoas usando trajes semi-autônomos (ex.: exoesqueleto), andróides, entidades esotéricas (ex.: fantasmas e correlatos), entidades mitológicas, personagens virtuais, como desenhos animados e heróis de games, etc. São considerados figuras, modelos de corpo inteiro ou parciais (bustos) podendo ou não estar acompanhados de um cenário. Também serão considerados como figuras, réplicas de dispositivos de uso pessoal tais como revolveres, espadas e escudos. Ficam excluídos dessa modalidade os dioramas (ver definição 5.2.2.7 de dioramas abaixo) que deverão ser atribuídos as modalidade Diorama (DI).


4.2.1.5.Ficção e Astronáutica (FI): Modelos que representem uma criação da imaginação como uma invenção fabulosa ou algo fantástico. Também serão considerados nesta categoria, modelos de objetos e veículos reais de astronáutica (satélites, foguetes, ônibus espaciais, etc). Estão incluídos nessa modalidade todo veículo ficcional ou astronáutico, incluindo robôs pilotados (ex.: Mechas e similares). Também são considerados ficção, dioramas ou vinhetas (ver definição de dioramas e vinhetas abaixo), cujo o tema seja ficção ou astronáutica. Estão também incluídos nessa categoria, mísseis militares ou civis desde que estes não sejam lançados a partir de um veículo (ex.: V-2, Saturn, Atlas). Ficam excluídos dessa modalidade, como exceção ao definido anteriormente, modelos de ficção ou astronáutica que representem uma pessoa, vulto, entidade, personalidade ou que possa ser claramente definido como figura, segundo a definição desta. Nesse caso, tais modelos deverão ser enquadrados na modalidade figuras (FG).


4.2.1.6.Náutica (NA): Qualquer dispositivo civil ou militar que use a água de rios, lagos, mares e oceanos como meio de locomoção, tanto em sua superfície quanto submergido. São elegíveis para essa modalidade todos os tipos de barcos, navios, submarinos, plataformas de petróleo, etc.


4.2.1.7.Dioramas (DI): Deverá sempre caracterizar ação, contar uma história crível, representar um ambiente, com um número igual ou superior a quatro figuras, contendo veículo(s), aeronave(s), barco(s), etc. Sua base ou moldura poderá ser modelada, confeccionada ou esculpida em qualquer material. A cena caracterizada no diorama será julgada principalmente pela riqueza e qualidade de detalhes, dramatização, qualidade da história e equilíbrio artístico de seus componentes técnicos.

4.2.2.CATEGORIA: É o agrupamento final ao qual o modelo inscrito pertencerá, ou seja, a especificação detalhada do conjunto de características dos modelos que estarão concorrendo entre si. No ato de inscrição deve-se destacar em qual categoria o modelo se enquadra.

4.2.2.1. Caso não tenha a categoria, o modelista deverá indicar a modalidade pertencente.

4.2.2.2. Em caso de necessidade poderão ser criadas novas categorias e os modelos serão alocados nelas.

Observação: Outros esclarecimentos a respeito deste regulamento poderão ser obtidos antecipadamente pelos contatos indicados no item 3, ou nas datas do evento, diretamente junto à Comissão Organizadora.

4.3. DEFINIÇÕES USADAS EM CATEGORIAS: SCRATCH
Os juízes, na ocasião da definição das categorias, poderão utilizar os termos abaixo para definir uma categoria (ver o item 6 para maiores detalhes):

4.3.1.SCRATCH: Modelos que não são encontrados sob a forma de kits, sendo construídos de maneira artesanal. Para efeito de julgamento, são considerados apenas aqueles compostos principalmente por materiais plásticos, sendo construídos utilizando-se as técnicas de construção e materiais comuns de plastimodelos. Modelos construídos de outros materiais não-plásticos (pedra, cimento, papel, madeira, por exemplo) não serão considerados para fins de julgamento, exceção feita apenas a figuras de metal.

5. DO PROCESSO DE ABERTURA DE CATEGORIAS

Serão utilizados, como critérios de agrupamento dos modelos para fins de avaliação, os processos de “Categorias”. Os modelos serão categorizados por temas comuns entre si e julgados por método comparativo. A responsabilidade por definir o tema de cada categoria é única e exclusivamente atribuição dos juízes, que se balizam pelos modelos apresentados, para encontrar os agrupamentos mais justos possíveis e que não foram contemplados pelas inscrições. De modo geral, os modelos serão sempre categorizados por escala e tema, nessa ordem. Apenas em casos extremos onde não houver possibilidade de criar uma única categoria, poderá haver unificação de escala. Nesses casos dar-se-á o nome a categoria de “Categoria Unificada”.

6. AS CATEGORIAS TEMÁTICAS 2021

As categorias temáticas constituem um prêmio especial, adicional à premiação normal. Os modelos concorrem nas categorias normais e, se forem elegíveis para as categorias temáticas, também concorrem nestas. Esse ano as categorias temáticas serão:

• AVIAÇÃO 1: P-47 Thunderbolt
• AVIAÇÃO 2: Mirage
• AVIAÇÃO CIVIL: BOEING 787
• ASAS ROTATIVAS: Família Bell
• MILITARIA 1: “Tanques, blindados em geral e demais veículos com marcações britânicas” – Primeira e Segunda Guerras
• MILITARIA 2: “Tanques, blindados em geral e demais veículos com marcações britânicas” – Militaria Moderna
• AUTOS 1: Ford modelos entre 1929 e 1934
• AUTOS 2: Niki Lauda – competição
• FICÇÃO: Star Wars Wings (Filmes e animação)
• DIORAMAS: Dioramas  em ambientes urbanos – Europa Ocidental – 1939-1945
• NAVAL: Submarinos Russos e Soviéticos
• FIGURAS: Soldados Britânicos (Séculos 20 e 21)


7. DA PREMIAÇÃO

7.1. Os Prêmios conferidos pela Comissão Julgadora para o 24º Open Virtual GPC de Plastimodelismo são os descritos abaixo, em ordem decrescente de importância:

• Melhor Modelo do Concurso – Best of Show
• 1º Lugar da Categoria (Ouro)
• 2º Lugar da Categoria (Prata)
• 3º Lugar da Categoria (Bronze)


7.2. O prêmio será um certificado virtual.

7.3. A premiação não será acumulada, por exemplo o modelo que concorrer na temática, não concorrerá na sua categoria.


7.4. Os trabalhos que apresentarem qualidade plástica, técnica destacada, originalidade ou criatividade excepcionais para o nível / modalidade / categoria e que eventualmente, pela distribuição dos modelos em suas respectivas categorias, não forem contemplados com a premiação padrão, poderão, sob exclusivo critério da Comissão Julgadora, receber um reconhecimento, a título de Destaque.

8. DO USO DE IMAGEM DOS MODELOS INSCRITOS

8.1. Ao realizar a inscrição, o modelista autoriza aos membros do Grupo de Plastimodelismo de Campinas a usar as imagens dos modelos inscritos na divulgação das atividades e eventos realizados por esse grupo em seu trabalho de incentivo a prática do plastimodelismo como hobby, com a devida citação do nome do modelista.

8.2. A cessão do direito de imagem dar-se-á única e exclusivamente para uso na divulgação dos eventos e atividades do grupo em formato impresso ou eletrônico, ficando vedado qualquer outro tipo de uso.

9. DAS INSCRIÇÕES

9.1. FORMULÁRIO ON-LINE DE INSCRIÇÃO

9.1.1 As inscrições serão recebidas no site do GPC através de nosso formulário on-line de inscrição. O sistema on-line de inscrição entrará no ar na página do evento em nosso site www.grupogpc.com.br no dia 01 de Julho de 2021 e ficará disponível até às 23h59 do dia 05 de Agosto de 2021.


9.2. REGRAS GERAIS DE INSCRIÇÕES
9.2.1. O pagamento deverá ser efetuado até a data limite de inscrições dia 05/08/2021.
9.2.2. Para os modelistas do Brasil o pagamento será por PIX e para os internacionais será feito por PayPal.
9.2.3. Após a inscrição o modelista receberá um email de confirmação com os dados para o pagamento. Após ele realizar o pagamento e sua confirmação é que a inscrição será efetivada e a fotos estarão disponíveis no site.
9.2.4. Ao realizar o pagamento da inscrição de seus modelos neste evento, o modelista acata de forma integral este regulamento.

10. TARIFAS

• Modelistas residentes no Brasil: R$ 5,00 número livre de modelos

• Modelistas residentes fora do Brasil: US$1,00 número livre de modelos

11. ENVIO DAS IMAGENS

• Deverão ser enviadas no mínimo 5 e no máximo 10 fotos do modelo
• As 5 fotos mínimas deverão ser: De frente, do lado direito, do lado esquerdo, de trás e de cima
• As demais fotos serão de detalhes que o modelista achar que deve ser mostrado;
• De preferência o fundo das fotografias deverá ser claro ou branco
• O Tamanho máximo de cada foto será de 200 dpi e o mínimo de 72 dpi

Regulamento 2021 Open Virtual GPC

 

5 respostas

  1. Olá.
    Não vi uma categoria de vinhetas, ou seja, composição com menos de quatro figuras. Tem previsão de abrir ou inscrevo os modelos como militaria e passa a ser o veículo apenas avaliado?
    Obrigado! Hélio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *