Grupo de Plastimodelismo de Campinas

Galeria do 24 Open GPC

Modalidade: 1/35 - Dioramas Alemães (1939-1945)

Foto de Frente

FRANÇA 1944: E A GUERRA CONTINUA

A cena retrata uma situação de combate na França, poucos meses após o desembarque na Normandia. Com tantos ataques e contra-ataques, não eram raras as situações em que soldados ficavam para trás dentro das linhas inimigas, como o caso do americano representado no interior da igreja. Alheia aos acontecimentos ao seu redor, como os mortos e feridos, a guarnição do PAK 40 está concentrada na ação, espreitando eventuais veículos e tanques que venham pela estrada em sua direção. O terreno foi feito com areia misturada a cola branca, sendo então pintado e pigmentado. O muro foi esculpido em gesso com base em uma foto de uma igrejinha na Normandia; a igreja foi esculpida em gesso; as molduras das janelas e o telhado foram feitos de papelão de caixa de chocolate; os vitrais foram impressos em folha para transparência e foram baixados da internet, de uma igreja francesa; a via crucis também foi baixada da internet e é de uma igreja real na Normandia; a calha do telhado foi feita com lacre de Nescau; o piso é esculpido em gesso; os bancos e a estrutura do telhado foram feitos de madeira de balsa, de acordo com os encontrados em igrejas francesas (com pesquisa na internet); a santa foi reproduzida a partir de uma figura de metal com o duplicador K-27 e acrílico polimerizante; o cartaz pregado na igreja foi baixado da internet e trata-se de um cartaz de propaganda da Wehrmacht junto à população civil, para que confiasse nos soldados alemães; a árvore e as folhas, além das plantas e arbustos, são de plantas naturais pintadas de acordo com o ambiente; a grama é da marca Faller e Noch. Para completar a cena, eu procurei representar um tanque parcialmente incendiado, com um tripulante morto no seu interior e outros dois do lado de fora, representando as perdas da 12.ª Divisão Panzer SS Hitlerjugend, que tantas baixas sofreu na Normandia. O tanque é uma mistura de um kit da Academy com partes de um da Tamiya, com melhoramentos de detalhes feitos de lacre de Nescau e folha de cobre; as figuras são de várias marcas, como Dragon, Tamiya, Tank etc. Para representar a fuga de civis, foram colocados também recipientes de leite e algumas garrafas abandonados no chão. Os postes são da Italeri, os fios são de metal, as placas foram impressas e pregadas em madeira de balsa e os túmulos são da Verlinden. A motocicleta é da Italeri e a bandeira nazista foi feita de veda-rosca e pintada com tintas Humbrol.

Veja Mais ...
Foto de Frente

De casa em casa

O diorama apresenta uma situação que um pelotão das Waffen SS realiza um progressão ao longo de quintais e casas. O equipamento e o armamento evidencia o período: final de 1994. O veículo utilizado para transportar parte do pelotão é um Zis da Zvezda; as figuras são de vários fabricantes, como Dragon e Miniart. Parte da construção é Miniart (35004). O material empregado consiste em gesso ortodôntico para as formas de tijolos, resina e folhas. 90% do diorama foi construído em scrath, com excessão do caminhão de transporte.

Veja Mais ...
Foto de Frente

Operation Brody

O tiger 1 é da Tamiya, O SDKFZ 251 é da Tamiya também. Figuras em resina da Stalingrad. Casa contruída em Scratsh com pvc no telhado, janelas e portas e paredes em pvc expandido. Cerca e outras madeiras são balsa. Operação Brody se deu na Ucrânia no final do inverno e inicio da primavera de 1944 na tentativa de salvar cerca de 800 soldados sitiados. Várias tentativas de salvamento já haviam sido feitas anteriormente pelas divisões da SS Hohenstaufen e Frundsberg, mas somente com o apoio da divisão de tanques 507 essa operação pode ser realizada com sucesso.

Veja Mais ...