Grupo de Plastimodelismo de Campinas

Modelo: Bantam 40 BRC

Número: 35212

Fabricante: Miniart Models

Escala: 1/35

Conteúdo: 260 peças. 213 plásticas, 43 partes de photo-etched, 4 peças transparentes, decais e um manual de instrução

Modelista: Fábio Lorenzon

História

O Bantam BRC 40 foi a versão de produção do Jeep projetado pela American Bantam Car Company. A Bantam não possuía uma grande  base de produção, o que não atendia as demandas para o Exército, de 75 jipes por dia. A maior parte da produção desses veículos ficaram por conta da Willys e, posteriormente, Ford.

Mesmo assim, a Bantam produziu mais de 2700 exemplares, com mais da metade de sua produção destinada aos exércitos britânico e soviético.

O Kit

O kit apresenta, além do famoso veículo de tração, acessórios adicionais. Pode-se montar versão com uma metralhadora Maxim no compartimento traseiro, além da opção de se inserir figuras no contexto do modelo.

Embora não constem na ilustração da caixa, o modelo oferece um extra de cinco figuras (um motorista, dois oficiais, um metralhador para a Maxim e uma figura feminina de controle de tráfego). Juntamente com as figuras estão disponíveis equipamentos  de infantaria, como capacete, submetralhadora , ferramentas, entre outros.

Sprues

Esse Bantam é um reboxing do original “Comand Car ” de 2008. Contém dois sprues de plástico, um pequeno sprue transparente, um conjunto de photo- etched e decais. Também há um sprues para as figuras, equipamentos  e para a metralhadora.

 

Decais e pintura

O Kit contém três versões para decais. 21th Tank Army, Stalingrado, 1942; 3rd Tank Army, Kharkov, 1943; 4th Guards Mechanized Corps, Belgrado,1944.

A versão de Stalingrado é  totalmente verde-oliva. Sendo um Lend Lease do exército americano, os Jeeps vinham pintados com essa cor e ocasionalmente recebiam algum tipo de camuflagem adicional. A versão do 3rd Tank Army apresenta pintura verde-oliva camuflada para o inverno. Já na versão do 4th Guards o verde-oliva recebe camuflagem khaki, podendo ser também usada uma versão dark yellow.

Conclusão

Enfim, trata-se de um Jeep  com moldagem muito boa e que pode ser montado sozinho ou inserido num contexto de um diorama maior, tendo em vista as opções de figuras e metralhadora, sendo recomendado tanto para iniciantes como para montadores experientes.

Recomendado.

Agradecemos a Miniart Models pela doação do kit aqui avaliado e que será sorteado  no 23o Open GPC.

Compartilhe este post:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Curta o nosso conteúdo: