Grupo de Plastimodelismo de Campinas

Review – Porta aviões Taiho – 1/700

Modelo fornecido pela Hobbyeasy, para review e sorteio no 23º Open GPC

 

Modelo: Porta aviões – Taiho

Kit Número: 431017

Fabricante: Fujimi

Escala: 1/700

Modelista: Leonardo Miguel

O Taiho ( significando Grande Phoenix ) foi o primeiro de uma nova classe de porta-aviões da marinha japonesa que trazia como novidades maior espessura de blindagem ao nível d´água (até 150mm em alguns pontos) e, pela primeira vez num porta aviões japonês, o deque de voo blindado. A expectativa, com essas melhorias, era que ele pudesse receber múltiplos impactos, sejam de torpedos, bombas ou projéteis, e continuar efetivamente operando após.

Fabricado pela Kawasaki, a partir de 10 de julho de 1941, foi comissionado em 7 de março de 1944 e afundado durante a Batalha das Filipinas em 19 de junho do mesmo ano após ser atingido por apenas um único torpedo lançado de um submarino americano, que resultou em multiplas explosões potencializadas por falhas de projeto além de falha no controle de danos pela tripulação.

O kit – SWM 42 – Número 431017

Lançado originalmente em 2010, esse modelo ganhou nova caixa em 2011 que será o assunto desse review. Injetado em plástico cinza escuro, comumente usado pelos fabricantes japoneses, as peças exibem excelente acabamento para a escala. O casco é injetado em uma única peça (A), com opção para montagem apenas na linha d´água sendo a base em peça separada, com um peso de metal incluso para dar mais massa ao modelo. Detalhes incluem vigias em baixo relevo e respectivas calhas em alto relevo, detalhes estruturais e recessos para instalação dos suportes dos armamentos e botes salva vidas. O deque principal também é em única peça com detalhes internos das partes inferiores na proa e popa, convoo e instalações laterais, além de ter abertura para os 2 elevadores. Estes possuem peças para suas estruturas internas indicando a possibilidade de se montar com eles acionados apesar das instruções oferecerem apenas a opção do convoo nivelado.

Botes salva-vidas vem em vários tipos diferentes, com 4 árvores dedicadas a eles ( G, I, J, Q ), além de outros na árvore R. A base da ilha de comando ( D ) é injetada via “slide-mould”, com detalhes muito bons assim como os do casco. Nela se adicionam várias peças entre elas escadas, mastros, 2 unidades do radar aéreo “Type 21”, uma unidade do controle diretor de tiro “Type 94” e o funil de escape dos motores.

De armamento defensivo temos 6 unidades da arma anti-aérea “Type 98” de 100mm com 2 canos em cada e respectivas torretas, controladas pelo “Type94” indicado acima além de 17 unidades triplas do canhão anti-aéreo “Type 96” de 25mm e suas respectivas unidades de controle de tiro “Type 95”. Os canhões são excepcionalmente fidedignos para a escala e uma boa pintura vão destacá-los de sobremaneira no modelo final.

Outras partes inclusas são deques dos armamentos, suas amuradas e suportes, mastros e antenas, escadas de acesso aos deques, iças dos botes salva-vidas, farois de busca,âncoras, entre outros.

O equipamento aéreo do kit vem na forma de 3 árvores ( M, U e V ) injetadas em plástico transparente, cada qual com 2 aeronaves dos tipos Nakajima B6N “Tenzan” Jill, Aichi M6A “Seiran” e Mitsubishi A6M Zero. Os detalhes nestes são ainda mais impressionantes, com partes separadas para canopy, hélices, tanques auxiliares, bombas e suportes além do trem de pouso, sendo que as bequilhas traseiras nos 3 modelos serão um desafio e tanto para separar das árvores e pintar.

As instruções vem num formato “fold-out” de tamanho similar a 4 folhas A4 juntas, com impressão frente e verso contendo informes básicos sobre a montagem genérica em 6 idiomas, um mapa com as partes ( indicando algumas sem uso nesta versão ) cores utilizadas, numeradas para Gunze Sangyo linhas Acrílica e Laca, além do nome de cada uma nos mesmos 6 idiomas, informações sobre aplicação dos decalques (convoo apenas) e um total de 12 etapas de montagem, com diversas sub-etapas dentro destas. Todas as etapas são claramente ilustradas e as peças são facilmente identificadas pelos números e letras das árvores. Informações de cores utilizadas são notadas em algumas situações apenas sendo que a pintura externa final é apontada juntamente com as instruções de colocação dos decalques. Para detalhes de cores específicas para cada item, será necessário buscar em referências específicas para o Taiho ou gerais para porta-aviões japoneses do mesmo período.

No final, o modelo pronto terá aproximadamente 40cm de comprimento, bastante para um modelo da 2a Guerra na escala 1/700. Os detalhes contidos no kit são suficientes para se fazer uma ótima representação do Taiho. Para aqueles que desejam levar o modelo para um nível de detalhes ainda maior, a própria Fujimi oferece 2 conjuntos distintos de photo-etch para o kit (Não Inclusos) listados na lateral da caixa sendo um para o deque de voo e outro com detalhes para as outras partes.

Concluindo, este kit é uma excelente opção para quem se interessa por porta-aviões, marinha japonesa, 2a Guerra ou todos acima. Pela quantidade de peças e delicadeza de muitas delas, indico este kit apenas para modelistas que já tenham experiência (e paciência!) com peças pequenas e um bom par de visores/lupas para auxiliar na montagem.

Se você se encaixa nos requisitos acima, não deixe de fazer sua inscrição para o 23º Open para concorrer a esse e muitos outros prêmios no sorteio.

Compartilhe este post:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Curta o nosso conteúdo: