Grupo de Plastimodelismo de Campinas

Review – Spitfire HF Mk. VIII – 1/72

Modelo fornecido pela Eduard, para review e sorteio no 23º Open GPC

Modelo: Spitfire HF Mk. VIII

Kit nº: 70129

Fabricante: Eduard

Escala: 1/72

Modelista: Wolney Pavan

O avião

O Supermarine Spitfire foi um caça britânico utilizado na segunda guerra mundial pela RAF (Royal Air Force) e outras forças aéreas. Muitas variantes do Spitfire foram construídas usando diferentes perfis de asas. Após a batalha da Inglaterra, de julho a outubro de 1940 a RAF percebeu que o Spitfire deveria ser a espinha dorsal de proteção do espaço aéreo britânico.

Em 1941 iniciou-se um trabalho para o uso do novo motor Merlin 61, que tinha um turbo compressor de dois estágios, o que melhorava a performance em altas altitudes em até 50%. O trabalho começou com a alteração do desenho da fuselagem para acomodar o novo (e mais pesado) motor. Este trabalho levaria ao Mk VII (pressurizado) e o Mk VIII (despressurizado), às quais se esperava que fossem a resposta ao novo Fw-190.

O modelo Mk VIII, contava com uma fuselagem reforçada e com a bequilha traseira retrátil. Cada asa levava um tanque auto selante com 14 galões enquanto o tanque da fuselagem teve sua capacidade aumentada para 96 galões. Essas alterações deram ao Mk VIII o mesmo alcance do Mk V, porém, apesar dessa distância ter sido atingida em uma velocidade maior, o Mk VIII podia ficar menos tempo no ar.

No total foram produzidos 1.657 modelos Mk VIII. O modelo representado por esse kit é a versão HF, que usava um motor Merlin 70 de 1.655 HPs.

O Kit

Este kit foi fabricado pela Eduard em plástico cinza escuro, linhas finas em baixo relevo e muitos detalhes. Representa a versão HF do modelo Mk VIII.

O kit possui 6 árvores com as peças sendo 1 delas com as transparências.

Os detalhes são muito bem feitos para a escala 1/72, sendo as laterais do cockpit muito bem feitas.

Para quem gosta de um pouco mais de detalhes, a Eduard oferece uma cartela de photo-etcheds para o cockpit e máscaras para pintar o canopy (e acreditem, elas ajudam muito!).

O manual é muito bem feito, em papel brilhante na capa e contra capa e semi-brilhante nas demais. As instruções são muito bem detalhadas, inclusive para os photo-etcheds e para as máscaras.

O kit vem com opção para 4 versões:

1 – JF476, No. 92 Squadron, Triolo, Sicily, Novemver 1943

2 – JF519, No. 1  Squadron SAAF, Trigno, Italy, February 1943

3 – JF630, flow by F/O L. Cronin, No. 81 Squadron, Palel, India, March 1944

4 – JF404, No. 32 Squadron, Foggia, Italy, early 1944

Esse é um ótimo kit e lhe dará muitas horas de diversão na bancada!

 

 

 

Compartilhe este post:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Curta o nosso conteúdo: