Grupo de Plastimodelismo de Campinas

Review – Kugelpanzer 41(r) – 1/35

Modelo fornecido pela Miniart, para review e sorteio no 23º Open GPC

Modelo: Kugelpanzer 41(r). Interior kit

Kit nº: 41006

Fabricante: Miniart

Escala: 1/35

Conteúdo: 87 partes de plástico injetado, uma folha de decais e um folheto de instruções

Modelista: Fabricio Menardi

História

O Kulgelpanzer 41 (r) pertence à série de produtos da Miniart Models denominada “What If…?. What if é uma expressão em inglês que significa que algo ou alguma situação que poderiam existir ou acontecer no futuro.

No entanto, vale notar que no final da Segunda Guerra, os soviéticos capturaram na Manchúria um Kugelpanzer alemão e que hoje se encontra exposto no Museu de Tanques de Kubinka. Todavia, não existe  indicações de o aparato tenha sido utilizado em batalha.

Além da indústria bélica, a ficção científica quanto o imaginário popular se inspiraram na ideia de criação de tanques-bola.

Em uma simples tradução do nome em alemão, Kugelpanzer significaria em português, algo como “tanque esférico”, mas que capta o que ele poderia ser o objeto.

Esse é o segundo kit que a Miniart produz de seu tanque bola. A primeira trazia marcações e pinturas unicamente soviéticas. Já essa edição apresenta possibilidades de configurações para tanques americanos, australianos e alemães.

O kit

O kit vem com um interior bastante detalhado, o que é uma pena, uma vez que será escondido pela blindagem externa. Na verdade, a construção e a pintura do interior representam a maior parte do trabalho nesse kit. No entanto, as opções de pintura e marcações, além dos detalhes externos, possibilitam a reprodução de versões bastante atraentes do Kulgelpanzer.

Para termos uma vista mais clara, a Miniart fornece imagens em CAD do modelo e de seu interior.

Sprues

Aqui temos os sprues do kit. Notamos que se apresenta quase as mesmas peças da versão anterior, tendo as metralhadoras soviéticas sendo substituídas pelas alemãs.

Decais e pintura

A folha de decalques é impressa em excelente qualidade. Nela vamos encontrar todos os símbolos necessários para várias opções de marcação:

  • German Afrikakorps 1942-46
  • Assault unit Kreigsmarine Marine Corps 1942-46
  • Coastal defence mobile fire point, Normandy 1944-45
  • Captured Tank by 6th Australian Cavalry Div North Africa 1942
  • Captured tank in US Army Service, Europe 1944-46
  • Mobile firing point, armoured train 168, defence of Berlin 1945-46

Abaixo você pode ver o manual de montagem.

 Conclusão

Esse tanque esfera é definitivamente um veículo de aparência divertida. Ainda mais divertido será montá-lo na escala 1/35. Eu não acho que haverá problemas durante a construção deste kit. No entanto, o devido cuidado será necessário com peças finas, porque elas podem ser fáceis de quebrar. Outra coisa a ter em mente – você pode abrir as escotilhas e expor o que está dentro. Encontre figuras interessantes e você terá um belo diorama.

Agradecemos a Miniart Models pela doação do kit aqui avaliado e que será sorteado  no 23o Open GPC.

 

Compartilhe este post:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Curta o nosso conteúdo: