Grupo de Plastimodelismo de Campinas

Review – Trumpeter 1/35 Canadian AVGP Grizzly (Early)

Modelo fornecido pela Hobbyeasy, para review e sorteio no 23º Open GPC

Modelo: Canadian AVGP Grizzly (Early)

Número: 01502

Fabricante: Trumpeter

Escala: 1/35

Conteúdo: 239 partes de plástico injetado, 6 em vinil, 1 conjunto de fotogravados, decais, folheto de instrução

Modelista: Fabricio Menardi

História

O AVGP (Armored Vehicle General Purpose) ou Veículo Blindado de Uso Geral é um dos três veículos de combate blindados (Cougar, Grizzly e Husky) que foram encomendados pelas forças armadas canadenses em 1977 que  baseados na versão de seis rodas do MOWAG Piranha I de fabricação Suíça.

Em 2005, o exército canadense retirou todas as variantes do AVGP da linha de frente de suas forças. No entanto, vários veículos aposentados foram transferidos para outras forças militares e policiais (Sudão, Uruguai, União Africana, Polícia Montada Canadense), onde continuam a servir.

O Grizzly apresenta inicialmente hélices e outros dispositivos para uso durante operações anfíbias semelhantes semelhante a outros veículos. Modificações posteriores removeram o sistema de transmissão aquática devido ao custos excessivos de manutenção. O Grizzly está armado com duas metralhadoras posicionadas na torre, uma .50 e outra de 7.62mm.

O kit

Ao abrir a caixa, encontraremos cinco sprues cinza claro, um sprue transparente, seis pneus de vinil, um pequeno set de PE e as metades inferior e superior do casco. Decalques são fornecidos para 2 versões do veículo.

Todas as peças são muito bem moldadas, com detalhes nítidos. As peças mais delicadas foram embrulhadas em folhas de espuma. Não há marcas de injeção em lugares visíveis. A exceção é o interior das proteções da hélice que possuem marcas de pino de injeção no interior de cada peça.

As partes transparentes para todos os blocos de visores da torre, os faróis, a luz de spot,  e para o para-brisa do motorista. Há duas partes marcadas como “não usadas” que parecem ser para as lanternas traseiras. Os blocos de visão da torre precisarão de um verde transparente aplicado para torná-los mais precisos quando instalados.

Uma bela adição são os fotogravados. As três pequenas peças são para os protetores dos faróis dianteiros e para a cobertura dos visores da torre.

A cartela de decais vem embala em plástico a fim de evitar danos. Os decais em si são muito bem feitos, com bordas nítidas e cores adequadas aos veículos representados. O primeiro é um veículo da IFOR (ex-Iuguslávia) marcado em verde e preto, enquanto o segundo é um veículo totalmente branco da ONU em Ruanda.

Um livreto de 12 páginas traz as de instruções de do kit. Para uma melhor montagem, recomenda-se que os cascos superior e inferior sejam unidos e, em seguida, os pequenos detalhes sejam adicionados, em vez de adicionar detalhes ao casco inferior e depois ao casco superior e, em seguida, unir os dois.

Conclusão

Este é um kit que trará diversão para qualquer apreciador de veículos modernos e para todos que estão procurando por um assunto diferente. Mesmo o modelista menos experiente não deve ter problemas com este kit.

Agradecemos a Hobbyeasy pela doação do kit aqui avaliado.

 

Compartilhe este post:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Curta o nosso conteúdo: