Modelo fornecido pela Modelimex, para review e sorteio no 23º Open GPC
Modelos: TH-1G Training Cobra – Kit AZ 7451
AH-1G “What if” – Kit AZ 7484
Fabricante: AZ models
Escala: 1/72
Modelista: Leonardo Miguel
Neste review vamos falar de 2 kits distintos do famoso Bell AH-1 Cobra.
Desenvolvido a partir de componentes do UH-1 Huey ( transmissão, rotor bipá e motor ), este helicóptero de ataque foi usado extensivamente na campanha no Vietnã pelo Exército americano como principal vetor de ataque do conflito. Permaneceu em uso até o começo dos anos 80, até ser substituído pelo AH-64 Apache. Versões atualizadas ( Até a série AH-1Z ) ainda constituem arma principal de asas rotativas com os Fuzileiros Navais americanos.
TH-1G Training Cobra – Kit AZ 7451 – Escala 1/72
Esse kit foca exclusivamente em uma versão de treinamento do Cobra, designado TH-1G, com 3 opções de pintura, todas do Exército americano. Moldado em plástico marrom claro, as peças apresentam linhas em baixo relevo de excelente qualidade e tamanho para a escala, interior, partes do motor e rotores com ótimos detalhes, armamento completo (apesar de não ser usado nestas versões) uma peça única para o canopy em plástico transparente ( embalado separadamente para evitar riscos ), uma pequena chapa de peças fotogravadas (photo-etched) com fivelas e cintos para os assentos e detalhes do escape do motor/tomadas de ar, também em sua própria embalagem, torre frontal (sem armamento) em resina e decalques para as 3 versões disponíveis.
A instrução é em formato A5, colorido, com uma pequena história do tipo, mapa de partes e indicação das cores usadas (para tintas Humbrol) na primeira página, mais 3 páginas adicionais com 19 etapas de montagem, iguais para todas as verões do Cobra da AZ Models, e um pequeno adendo, impresso em preto e branco, com notas específicas para a versão TH-1G desta caixa. Informações sobre a pintura externa e posição dos decalques estão no verso da caixa, sendo:
70 A – c/n 34270 – Aeronave de treinamento em pintura verde oliva predominante e áreas em Laranja Internacional ( alta-visibilidade ). Código 70 A em branco e outras marcações em preto.
49F – c/n 34242 – 9a Divisão de Infantaria – Fort Lewis, Washington – 1972. Mesmo padrão de verde oliva com laranja internacional, sendo este último restrito a carenagem do rotor, carenagem traseira do motor e caixa de aviônicos dianteira. Código 49F em branco e outras marcações em preto.
15115 – Unidade desconhecida – Fim dos anos 1970 – EUA Continental. Aeronave com pintura camuflada em verde oliva e cinza claro experimental usada para vários testes e avaliações.
Para os fãs de helicópteros, esse kit é uma ótima opção para ter um Cobra diferente em sua coleção. A ótima qualidade das peças de plástico aliada aos detalhes extras em PE e resina garantem um modelo de excelente fidelidade ao final da montagem.
AH-1G “What if” – Kit AZ 7484 – Escala 1/72
Este kit traz 4 versões “What-If” do Cobra de ataque, de 3 forças européias. O plástico e os detalhes são exatamente os mesmos dos descritos acima para a versão de treinamento, à exceção da nova folha de decalques e a não inclusão da torre frontal em resina.
As 4 aeronaves propostas são:
2215 – Força Aérea Tchecoslovaca – 1985
Esquema de camuflagem em 4 cores sendo Verde Escuro/Verde médio e Cinza para a parte superior e Cinza claro na parte inferior.
9410 – Regimento de Helicópteros de Combate – Esquadrão Phoenix – Hungria – 1993
Camuflagem em 2 cores: verde médio e marrom claro por toda a aeronave.
021 – Forças Armadas da Suécia – Ala de Helicópteros – Linkoping – 1989
Camuflagem em esquema similar ao dos Viggen, com 3 tons de verde na parte superior e cinza claro na parte inferior, com laranja fluorescente no cone de cauda e e skis.
Forças de Defesa Finlandesas – 1987
Esquema com camuflagem em 2 cores sendo verde na parte superior e cinza claro na inferior com marcações em preto estilo “listras de tigre” por sobre toda a aeronave.
Assim como o modelo de treinamento, esse kit também é uma opção muito boa para fazer aquele modelo diferente que certamente vai levantar questionamentos quando colocado numa mesa de concurso.
A simplicidade de construção aliado à qualidade das peças significa que uma coleção inteira de Cobras pode ser construída em pouco tempo. E sendo na “Gentleman’s Scale”, 1/72, a escala de preferência deste que vos escreve, certamente não vou deixar de adicionar um desses à minha lista de desejos/compras.
Não perca tempo. Faça já sua inscrição no 23o Open do GPC para poder concorrer a um desses no sorteio.
Recomendadíssimos!