Grupo de Plastimodelismo de Campinas

Review: Fw 190 A-8 Profipack Edition Kit Nº 82147

Modelo fornecido pela Eduard, para review e sorteio no 23º Open GPC

Modelista: Kina

O Fw 190 foi o segundo caça mais produzido pela alemanha durante a Segunda Guerra Mundial e sua versão A-8 a mais produzida, sendo pesadamente armada para tentar deter os bombardeiros aliados no final da guerra.

Lançado recentemente pela Eduard, este Fw-190 A8 é uma fôrma totalmente nova e com uma engenharia superior ao kit lançado em 2006, o qual tinha problemas de encaixe.

Injetado em plástico cinza típico da Eduard, apresenta seis árvores, sendo uma com as transparências. Tem cerca de 200 peças no total, muitas destas não serão usadas nesta versão.

Detalhes dos rebites

A folha de decais, muito bem impressa e com perfeito registro, possui  cinco opções de pintura e inclui também as suastikas, que não estão disponíveis em todos os kits de aviões alemães. Outra folha contém só os stencil, que são em grande quantidade para o tamanho do modelo. A folha de máscaras auto-adesivas pré-cortadas vai ajudar muito em um dos momentos que o modelista menos gosta, que é mascarar as transparências e cubos de roda.

O set de Photo-etched tem apenas o necessário para detalhar o interior do cockpit, sendo que o painel apresenta a recente inovação das lentes curvas sobre os mostradores.

O livreto de instruções inicia com uma breve história do desenvolvimento da aeronave, descrevendo suas diversas versões, com o armamento, motorização e modificações recebidas. Em seguida vem o mapa de peças mostrando as árvores com as peças a serem usadas, como também as que não serão usadas, que são muitas e podem confundir o modelista menos experiente.

No final das instruções de montagem, que são bem desenhadas, existem as ilustrações em cores das cinco versões de pintura, que na minha opinião, ajuda muito o modelista a se decidir sobre qual delas irá escolher, trazendo também um breve histórico de cada uma destas versões.

Conclusão

Esse kit oferece ao modelista o que há de melhor no mercado atual em termos de engenharia, não necessitando de mais nenhum acessório extra para incrementá-lo.